Wednesday, September 20, 2006

Tomates Recheados e Crostata di fichi


Ontem foi possível juntar à mesa as 8 pessoas da casa, momento raro na nossa residência, para isso eu e o mestre da cozinha italiana o chef Cristiano , fizemos a ementa que podem ver no titulo do post. Ora eu sei que o sonho da coxinhas de frango era ter um blog de culinária, por isso vou transmitir uma das receitas.

Crostata di fichi



Para a massa fazer um pequeno vulcão de 500g de farinha. No centro colocar 350g de manteiga um pouco derretida à temperatura ambiente (nada de banhos marias), 2 ovos inteiros, meia colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de açúcar. juntar um cálice de leite.
Mexer delicadamente com os dedos criando uma massa uniforme e depois estender a massa com o rolo (não esquecer de passar a massa por farinha para não aderir ao rolo e à mesa).
Estender a massa pela forma de tarte (irá sobrar um pouco de massa, guardem para usar mais tarde), picar a massa com um garfo para deixar passar o calor pela massa. Cobrir com papel prata, e depois ( e isto vai parecer estranho...) cobrir com feijões para que estes façam peso e não deixem a massa inchar.
Vai ao forno 20 min a 120 graus.
Depois de ter ido ao forno, recheia-se com compota, neste caso usei uma compota de figos que a Lilia fez no outro dia. Com a massa que sobrou façam uma decoração, por cima da compota... tem liberdade para fazerem o que quiserem, eu era para fazer uma decoração manuelina mas acabei por fazer uma minimal geométrica ( ai que dor).
volta ao forno mais 20 min a 120.
Pronto!

8 comments:

Moelas said...

Impressionante!!!!

Moelas said...

Olhe Frango à angolana, essa casa foi definitivamente a melhor coisa que lhe aconteceu nos últimos anos. Sim senhor

Moelas said...

Sabes que podes guardar os feijoes para usar para a proxima vez pois para comer já ardeu.
Em casa dos meus pais há um tappa com feijoes que devem datar de há já bastantes anos, a minha mãe diz que "quando tu te casares" (eu), vai compartilhá-los comigo como prenda da ocasião.
Fim da história.

Moelas said...

E mais!
essa receita parece-me muito bem para a elite que tem em casa confiture de figos feito pela lilia. Mas eu pergunto, os outros? a grande população de pessoas comuns o que faz? barra casa mateus na massinha que até passa? mais vale fazer uma torrada.

Mas parece excelente.

e já agora rechearam os tomates com o que?

frangoangolana said...

estavas aborrecido e decidiste ter uma conversa de culinária ou q?

Moelas said...
This comment has been removed by the author.
Moelas said...

Caro Frango à angolana, os dois últimos comentários são injustamente atribuídos a mim. A trenga da coxinhas esqueceu-se de fazer sign out e um póstumo sign in com o seu nick.

Vicissitudes da vida para lá dos teclados. Enfim

coxinhas de frango said...

upsi.