trazendo alguma decência ao blog que a coxas tá-se a passar.
Do lado esquerdo da National Gallery em Londres, passando pelos italianos todos, e chegando a um grande corredor onde o museu abre caminho para o outro edifício onde se encontra a modernidade na colecção, está um quadro sobre o mito de Ganymede. Já tinha andado a namorar o mito hà mais de 6 meses, e feito alguns desenhos sobre ele, a visita ao museu cobria-se de satisfação. Fiquei apenas desanimado por não haver um postal desta obra, e pelo audiowalk ter tão pouca informação sobre o quadro, quando tanto haveria para contar sobre este mito.
Continuamos sobre o corredor até uma altura em que este se dobra por pequenas salas e uma sala canto octogonal. Numa das salas tinha o " A Young Woman standing at a Virginal" do Vermeer, a sala cheia de gente. Aliás estas salas estavam cheias de pequenas obras flamengas, sendo esta a principal, e desta sala todos iam desaguar à pequena sala canto e daí para as grandes galerias, sala de paredes vermelhas, era apenas ponto de passagem. Estava um pouco chateado por não conseguir ver tudo nas pequenas salas por estar lá um grupo impenetrável de turistas, ficámos ali à espera que saíssem quando a minha mãe viu o quadro. Uma paisagem do Turner.
Acho que o que lhe agradou no quadro foi o cenário, aquela encosta de rio pode parecer com o rio Douro, em que pequena corria pelas vinhas, a vegetação quase tropical de Moçambique, o calor, as ruínas.
O quadro é grande, deu para ver que genuinamente a minha mãe gostava daquela imagem, sem saber quem era Turner ou qualquer outra referência.
Comprámos o postal do quadro, tenho guardado junto aos postais que tenho vindo a coleccionar de pinturas de que não me quero esquecer.
e pronto, foi o momento lamechas do dia, fica o quadro.
Monday, May 14, 2007
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2 comments:
Full title: 'Dido building Carthage, or The Rise of the Carthaginian Empire'
1815
TURNER, Joseph Mallord William
1775 - 1851
NG498. Turner Bequest, 1856.
One of Turner's most ambitious imitations of the 17th-century French painter Claude. The subject, inspired by Virgil's epic Latin poem, the 'Aeneid', is the building of the North African city of Carthage, which Dido founded. The figure in white on the left is Dido, and on the right is the tomb erected for her dead husband, Sichaeus. In front of Dido is a figure who may be Aeneas: Virgil tells of their love affair, and of Dido's suicide following his departure. Turner was attracted by the human contrast to the theme of empire building. Hints of doom contrast with the serene effects of sunlight.
In Turner's will he asked for this and his 'Sun Rising through Vapour' to be hung between Claude's 'Seaport with the Embarkation of the Queen of Sheba' and 'Landscape with the Marriage of Isaac and Rebecca' at the National Gallery.
Oil on canvas
155.5 x 230 cm.
verdade universal de todos os museus:
nunca ha postal da obra que queres mesmo.
eu sou assiuda compradora de postais e a situacao parte-me o coracao. happens everytime.
ja agora, a minha mae tb gosta mto de Turner.
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